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Como planejar uma ação no Second Life




Como planejar uma ação no Second Life

Publicado no Portal Jump Exec em 02.05.2007

Agência VM2 conta com vinte clientes em sua ilha – e conta como fazer o planejamento destas ações.

Ao contrário do que muitos pensam, o Second Life não é um jogo de computador. Nele, não há objetivos concretos. Dentro do universo virtual (metaverso) o usuário faz o que acha melhor, desde relacionamentos a negócios bem como publicidade, ou seja, escolhe a vida alternativa que melhor lhe agradar.

O Second Life está modificando a maneira como as pessoas se relacionam na internet tornando a experiência cada vez mais interativa e real.Nesse contexto, é crescente a necessidade das empresas e anunciantes marcarem sua presença no universo virtual, assim como já o fazem na vida real – carregando ainda a responsabilidade de demonstrar inovação e versatilidade.

E é ai que entra a responsabilidade da agência. Uma agência on-line já está acostumada com o planejamento de ações que utilizem os mais diversos recursos digitais, interativos e dinâmicos que só a internet pode oferecer. O Second Life é isso e muito mais. Infinidades de ferramentas e possibilidades de trabalho.

Podemos classificar o planejamento de uma ação no Metaverso nas seguintes etapas:

– Conhecimento do cliente, seu perfil, sua necessidade e principalmente, seu grau de interesse em inovação. Isso porque o Second Life proporciona uma infinidade de recursos e possibilidades de sair totalmente do contexto real das ações. É importante saber se o cliente está disposto a entrar de cabeça nessa realidade não real.

– Criar uma plataforma web tradicional para suporte à ação: Mesmo com todas as informações e divulgações acerca do Second Life, é preciso estar ciente de que nem todo mundo sabe o que é. Talvez já tenha ouvido falar vagamente, mas se não existir um estímulo o usuário poderá não se interessar. Por isso é necessário sempre criar uma plataforma mais conhecida do público como um site ou hot site para agrupar as informações da ação, explicar a esse consumidor o que é o Second Life e mais ainda, porque ele deve acessá-lo;

– O projeto em si deve levar em consideração o perfil do cliente e um quesito fundamental: a experimentação. O Second Life trabalha com a experimentação e a utilização dos sentidos de maneira virtual, portanto é importante oferecer ao usuário contato com o produto ou serviço de maneira inusitada e criativa e é ai que ganham espaço os test drives, experiências visuais utilizando a logomarca do cliente, e principalmente, eventos. O Second Life antes de qualquer coisa é um ambiente de diversão e relacionamento, oferecer essa experiência aos usuários através de uma Marca/ Produto garante uma ação de impacto e fidelização.

– Inovação é a palavra- chave: o importante no Second Life é não ter medo de inovar, é necessário buscar sempre um diferencial. Lembrando que, num universo virtual onde as pessoas (avatares) podem voar, há sempre espaço para imaginação e criatividade em dobro.

Uma ação que agrade aos usuários garante a empresa uma das melhores formas de comunicação no meio web: o viral. Um avatar satisfeito ou impressionado irá comentar com os outros e assim por diante. Num universo composto por mais de 6 milhões de usuários, esse tipo de comunicação boca-a-boca garante grande visibilidade a ação e sucesso no mundo virtual.

A Agência VM2, que está no mercado há sete anos, vem utilizando o Second Life desde o início de 2006 e já possui uma ilha com espaço ocupado por mais de 20 clientes, com projetos customizados em ritmo acelerado de implantação seguindo os preceitos acima. A ilha foi aberta em 25 de abril passado e  já no primeiro dia alcançou uma excelente visitação,  que é fruto da estratégia de manter juntas diversas empresas. 

A idéia de utilizar uma ilha é para estimular ações de co-branding no regime ganha–ganha para as empresas participantes, obedecendo a um destaque de cada setor.

O andamento dos projetos já pode ser conferido no endereço:
http://slurl.com/secondlife/Brasil%20Corporativo/62/103/22  e seus respectivos lançamentos ocorrerão nos próximos dias. Dois projetos que já podemos citar são os realizados para Sundown Motos e Chamonix Cars.

A Sundown Motos é a primeira fabricante nacional de motocicletas a montar uma estrutura no Second Life.
O projeto desenvolvido pela Agência VM2 compreende a criação de Hot Site com informações sobre o produto e toda a estratégia dentro do Second Life, envolvendo também a criação e desenvolvimento dos modelos 3D das motos, da Concessionária Virtual e dos avatares.

A concessionária virtual no Second Life apresenta o lançamento exclusivo do modelo Sundown 3 Rodas lançado primeiramente no Second Life e permite aos usuários realizarem o test drive e circularem com as motocicletas por onde quiserem na ilha VM2, inclusive com a possibilidade de levar para outras ilhas.Os usuários poderão opinar sobre a novidade, fazer test-drive e já efetuar cadastro para encomendar a nova moto que poderá fazer parte da linha de produtos Sundown Motos nos próximos anos ealém disso ainda poderão tirar suas dúvidas  a respeito do produto com uma promotora virtual.

A estratégia parte da tendência de lançar inicialmente o produto no mundo virtual para estudar a aceitação dos consumidores e auxiliar no planejamento da ação real.O lançamento oficial da Sundown Motos no Second Life contará com evento no mundo real simultâneo ao do mundo virtual.

No mundo virtual, será realizado na ilha, pois esta comporta um número de acesso simultâneos muito maior e assim a festa poderá ser aberta e assim escapamos da possibilidade do famoso “server too busy”.

Muitos elogios já foram recebidos dos usuários que lá estiveram, em especial, os apaixonados por motos, e a pergunta mais freqüente após o test drive é:  “Quando será lançado no mundo real?” O estudo no Second Life revelará isto rapidamente.

O projeto já está no ar:  http://slurl.com/secondlife/VM2/127/118/22

A melhor réplica em tamanho original de Porsche Spyder 550 disponível para test drive no Second Life.

O Spyder 550 foi o carro que lançou a marca Porsche no mundo, projetado e lançado em 1955 por Ferdinand Porsche, com o objetivo de ser um carro veloz, destinado às competições esportivas. A excelência do projeto resultou no primeiro carro de competição da Porsche a ganhar uma corrida. A designação “550” refere-se ao seu peso, que era exatamente 550 kg . Ainda hoje o Spyder 550 mantém um grande carisma junto aos amantes do automobilismo, mantendo a fama de um dos maiores vencedores de corridas e também utilizado pelo astro do cinema norte-americano James Dean, também fascinado por carros velozes.

O fabricante nacional das famosas réplicas nesses últimos 20 anos é a Chamonix Cars, localizada em Jarinú – Interior de São Paulo, com uma produção mensal de 20 carros, com comprovada supremacia no Mercado internacional, 90% da produção é exportada, o que faz com que as filas de espera por esse carro sejam grandes, uma vez que existem pouquíssimas unidades originais no mundo com valor individual superior a US$ 1 milhão. E agora no Second Life ficará mais acessível ainda.

Para brindar os amantes do modelo e os que ainda não o conhecem será lançada a réplica virtual do Spyder 550 para Test Drive na ilha VM2 até meados de maio. Os usuários poderão além realizar o test drive circularem com ele por onde quiserem. Já exercitando o co-branding, tanto os usuários do test drive da Sundown quanto da Chamonix Cars, ao passearem pela ilha poderão observar todos os escritórios virtuais das marcas e outdoors que por lá se encontram:
http://slurl.com/secondlife/Brasil%20Corporativo/62/103/22
Para desenvolvimento dos projetos a VM2 conta com uma equipe focada de especialistas em Second Life buscando sempre as melhores soluções e performances para os projetos. Também faz parte da estratégia da VM2 a aquisição de novas ilhas a serem incorporadas a esta e estratégias pioneiras e inovadoras para o Mercado Nacional.

Valdiney Victor Viçossi




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