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Encontro ABRADi-SP Novembro/2015 discute caminhos do digital para os próximos cinco anos




Encontro ABRADi-SP Novembro/2015 discute caminhos do digital para os próximos cinco anos

Maria do Carmo Moretti Ierardi, IBM Silverpop, no Encontro ABRADi-SP Novembro

Maria do Carmo Moretti Ierardi, IBM Silverpop, no Encontro ABRADi-SP Novembro

* Por Daltro Martins

No dia 05/11 foi realizado o encontro mensal de associados da ABRADi-SP, na sede da IBM, parceira de longa data da entidade, que desta vez contou com a participação de Maria do Carmo Moretti Ierardi, que apresentou aos participantes o IBM Silverpop e  do Michel Lent, CPO da Lent/AG.

Para quem ainda não conhece o IBM Silverpop,  é  uma plataforma de automatização de marketing digital, baseada em cloud computing, que permite aos profissionais de marketing utilizarem dados de clientes e de comportamentos individuais, recolhidos de várias origens, para informar e gerar interações personalizadas com os clientes em tempo real.  Depois da apresentação de Maria do Carmo, passamos à de Lent, que tem um longa história com a entidade e com toda a evolução da internet comercial neste últimos 20 anos.

Convidado pela ABRADi-SP para palestrar sobre a sua visão da comunicação digital para os próximos cinco anos, ele abordou vários temas tais como modelos de operação das agências, mercado para os profissionais do segmento, modelo de autorização de mídia, produção de conteúdo, entre outros. Lent apresentou suas ideias e opiniões de forma clara e transparente permitindo a interação com a plateia com perguntas e respostas. Um trabalho bastante enriquecedor.12207745_1075093895837020_254552021_n

Na visão de Lent, a internet comercial já atingiu uma certa maturidade, afinal já se passaram 20 anos. Os clientes já entendem a importância de ter uma presença digital correta e de usar este canal com um meio relevante para a comunicação de sua empresa e produtos. Cada vez mais teremos um distância menor entre o on e off, vídeo (YouTube) e TV por exemplo já se aproximam em audiência.

Além disto, no decorrer deste período, os grandes grupos de comunicação internacional e alguns nacionais foram às compras. Durante os últimos 10 anos, compraram tudo que podiam pois entenderam que precisavam inserir no seu mix de serviços o digital. Também  companhamos o nascimento de muitas empresas genuinamente digitais, como Google e Facebook, que se consolidaram como grandes players do mercado.

Muitas das agências digitais, que ainda são independentes, já não são mais apenas startups, cresceram e já tem representatividade no mercado. Os grandes grupos estão digitalizados ou em vias de, e novos jogadores apareceram com força. Agora precisamos organizar, e esta organização sem dúvidas gerará mudanças.

Segundo Lent, nos próximos 5 anos várias mudanças virão e são inevitáveis, pois o modelo para sobreviver precisará se adaptar, otimizar e melhorar sua rentabilidade. Estas mudanças acontecerão em todas as áreas, dentro das agências, no mercado de profissionais digitais, nos produtores de conteúdo, nos grandes players do digital e nos modelos de12231464_1075093949170348_1328901722_n autorização de mídia.

Vale destacar este último, as previsões indicam que as mudanças na mídia serão profundas pois, na comunicação tradicional também se discute o modelo e sua viabilidade para o futuro. Esta discussão sobre a necessidade de alterar o modelo de remuneração das agências tradicionais de certa forma foi acelerada pelo digital.

Muitas empresas já questionam o modelo de comissão sobre investimento em mídia e é natural para as agências digitais cobrarem usando hora homem para remunerar seus serviços. Com o crescimento da mídia digital, inicialmente, as agências tentaram seguir o modelo tradicional de remuneração de mídia, mas acabou mostrando que existem outras formas mais equilibradas de remuneração.

No entanto, mesmo este novo modelo não está estabelecido e isto certamente vai mudar nos próximos anos. Aos que perderam a apresentação de Michel, podem acompanhar parte do que foi discutido em sua apresentação, pelo link http://www.slideshare.net/mlent68/its-the-end-of-the-world-as-we-know-it-na-publicidade-brasileira-54803099.

Agradecemos ao Michel Lent pela disponibilidade em compartilhar conosco um pouco do seu conhecimento e visões para o futuro da comunicação digital e esperamos ter contribuído para novos insights às agências e executivos que nos prestigiaram com sua presença!

Daltro Martins é diretor da ABRADi-SP.




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