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Internet. De onde saímos. Onde estamos. Para onde vamos ?




Internet. De onde saímos. Onde estamos. Para onde vamos ?

No final dos anos 90 e começo do ano 2000, a internet era uma grande novidade. Criar e desenvolver um site era um investimento substancial, as buscas se davam por ordem alfabética, navegar por celular, um sonho distante.
Alguns já tentavam e-commerces, uma luta para colocar algo funcional no ar em curto espaço de tempo.
Foram alguns anos de relativa calmaria durante a primeira década dos anos 2000. Mas no final da década as mudanças se aceleraram e assim tem sido, com :
Jogos online crescendo cada vez mais.
Boa parte dos anunciantes já tem mais verba para internet do que para a TV. A preocupação com conteúdo cresce cada vez mais, pois o internauta ao chegar no destino do anúncio tem que encontrar o que deseja, no mínimo o que foi anunciado e, sobretudo, um conteúdo relevante.
Aplicativos específicos para saúde, mobilidade, pesquisas, rede sociais e que geram conveniência se estabelecem e tendem a crescer mais ainda.
A comunicação pelo design é cada vez mais importante, passando por um excelente UX.
Vídeos cada vez mais presentes.
A realidade atual é, além do que está acima com um breve resumo do que já se faz além do que já se fazia e ainda se faz e tem itens faltando, mas apenas para não deixá-la muito longa :
Marketing de Conteúdo em todas as frentes : Sites, Portas,blogs, redes sociais, etc.
Responsividade. Otimização em buscadores (SEO). Otimização em lojas de Apps.
Aplicativos grátis.
Criação de comunidades. Parcerias estratégicas.
Conteúdo de terceiros.
Guest posts em sites relevantes
Podcasts, vídeos, infográficos e e-boooks, crescendo
Up grades de conteúdo.
Incentivo ao internauta com algo que lhe interessa.
Integração a plataformas
Crowfunding
Retargeting. Publicidade online. Publicidade off-line. Publicidade em afiliadas. Rádio. Patrocínio (blogs, podcasts)
Click pop-up
Merchandising em sites
Sequência de e-mails, mensagens, alertas ao longo da jornada do internauta com métrica adequadas.
E-mail marketing. Widgests incorporados. Programas de Indicação de Amigos
Engajamento da comunidade
Campanhas com influenciadores
Ad networks
Publicidade nativa
Concursos e Sorteios
Estratégia de captura cruzada.
Testes A/B para Landing Pages, Sites,e tudo o que der.
Ações para mobile de forma intensa, além dos PC´s.
E-commerce´s de todos os tipos com Market Places integrados
CMS´s suportando aplicações diversas
Sistemas Web pensáveis mas não implantáveis 20 anos atrás.
Estratégias pontuais de oportunidade
etc
Valdiney Viçossi, Presidente/CEO da VM2 usa uma referência de que o Novo, pode aparecer e acontecer a cada momento, e que previsões de longo prazo são cada vez mais difíceis de serem feitas, uma é certa, mudança e inovações estarão sempre acontecendo e é necessário ter um bom time na sua empresa para isto e/ou parceiros estratégicos importantes que entreguem resultado além dos page-views, curtidas, e métricas usadas na década passada como se fossem tudo o que poderia ser enxergado.
Historicamente não se sabe o que vai acontecer no instante seguinte, assim é a Humanidade, claro que estudando movimentações, métricas, pode se apostar em tendências. Mas tudo, sempre pode mudar.

Valdiney Victor Viçossi – Presidente/CEO da VM2  e Conselheiro da ABRADI-SP




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