Confira

Confira a lista completa de agências

Saiba por que contratar uma agência associada é a solução mais adequada do mercado.

  • Conteúdo Online
  • SEO Marketing
  • Dainet
  • Punto Comunicação Multimeios
  • Agência Orange Five – AO5
  • Agência Pulso
  • AD.Dialeto
  • Digital Industry
  • e/ou
  • Capuccino Digital
  • hashTAG
  • Conversion
  • Futurelab
  • Carranca

Seis dicas para ganhar o consumidor neste Black Friday 2014




Seis dicas para ganhar o consumidor neste Black Friday 2014

O Black Friday já é hoje em dia uma data conceituada e de grande faturamento em outros países. No Brasil, cada vez mais o evento ganha força e credibilidade e, neste ano, será realizado no dia 28 de novembro. Embora no passado constem registros de algumas lojas que usaram a data para “simular” ofertas e mascarar descontos, podemos afirmar que isso já é coisa do passado. O fato é que os nossos e-consumers (consumidores das lojas virtuais) estão cada dia mais antenados, alertas e bem informados.

 O consumidor de hoje sabe bem o que quer e é preciso trazer para as ações do Black Friday no Brasil o profissionalismo internacional desta data. Mais de 73% dos consumidores em datas como esta realizam muitas compram por impulso. Por isso, investir no Black Friday pode ser uma grande oportunidade para aumentar as vendas entre clientes e novos e-consumers.

O consultor de e-commerce de marcas de luxo Roberto Calderón – diretor da Associação Paulista das Agências Digitais, ABRADi-SP – apresenta seis dicas que podem ajudar a ganhar a atenção do consumidor neste dia:

 

  1. Faça sua campanha do Black Friday utilizando os produtos mais procurados em seu e-commerce. Afinal, se em condições normais a sua venda é alta, provavelmente neste dia será ainda maior. Muito mais pessoas irão procurar e comprar tais produtos.

  2. Faça uma campanha específica para seus atuais clientes. Informe-os com antecedência, cerca de três dias antes do Black Friday, e conte em primeira mão a eles sobre as condições e descontos que sua loja oferecerá para a data. Eles vão gostar de saber com antecedência e isso tende a gerar um buzz para sua loja e indicações dos seus atuais clientes para os amigos deles.

  3. Invista em mudanças na comunicação de sua loja virtual. É importante destacar os descontos, alterar os banners para motivar seus clientes a realizarem novas compras. Ressalte a diferença do valor original e do desconto claramente em seus banners.

  4. Não queira vender tudo de uma vez. Lembre-se que, em média, apenas 10 a 20% de seu mix valem o esforço. Faça escolhas baseadas em seu histórico de conversão de vendas. Se já participou do Black Friday outras vezes, vale uma análise dos resultados e experiências anteriormente vividas.

  5. Mantenha os descontos dentro da margem de lucro. Um erro muito comum na guerra de preços durante o Black Friday é baixar os preços sem critérios, apenas para vencer a concorrência. Lembre-se que o Black Friday é para aumentar as suas vendas e não para dar prejuízos ao seu negócio. Para estabelecer os limites de margem de descontos, faça uma planilha antes com os estoques, datas de pagamento de fornecedores chegando ao valor mínimo viável para venda.  Se você tiver esses cuidados, as vendas podem ser comemoradas e terá no balanço final lucro, giro de estoque e receita para quitar fornecedores.

  6. Para aumentar sua visibilidade neste evento, faça campanhas em veículos com ações diárias, tais como blogs, redes sociais e ações de email marketing para focar os investimentos a partir das 00:00h e no decorrer do dia. Use palavras-chaves e termos que os consumidores estarão procurando, com isso terá mais chance de atrair novos consumidores.


O importante no Black Friday, ressalta o consultor de e-commerce Roberto Calderón, é agir com critério, seriedade, planejamento e transparência com relação aos seus clientes e potenciais compradores. Esta é a melhor maneira de conquistar seus consumidores online neste Black Friday e, também, de comemorar bons resultados para sua loja.

 

Roberto Calderón

Roberto Calderón

Sobre o especialista Roberto Calderón

Roberto Calderón é diretor da ABRADi-SP, associação sem fins lucrativos e que representa mais de 100 agências digitais no estado de São Paulo. O executivo também realiza consultorias para lojas virtuais do mercado de moda e luxo e é diretor da agência FutureLab. Foi um dos fundadores do ModaTrade, adnetwork de negociação e espaços publicitário de moda. Em 2013, Calderón participou do comitê da ABRADi-SP (na época denominada ABRADi-SP) e atuou diretamente no desenvolvimento do primeiro guia de e-commerce que oferece um passo a passo de como abrir uma loja virtual de sucesso, o Guia de e-Commerce ABRADi-SP/Sebrae-SP.




X